Taças Tibetanas


As taças de som tibetanas são um instrumento ancestral, originário da cultura pré-budista, utilizado desde há séculos para fins curativos, para meditação e para sessões de purificação. São produzidas manualmente com uma liga de diversos metais (chegam a ser 12 metais).

São produzidas ainda hoje na Índia, a partir de uma reconstituição das fórmulas de produção originárias que tinham sido perdidas com o evoluir da história.




Conseguem fazer vibrar 5 tons em simultâneo, mantendo a vibração durante vários minutos. O seu som e vibração são profundamente relaxantes, favorecendo imediatamente a obtenção de bem-estar, de harmonia interior e a entrada em processos meditativos.  


Como Funciona o Tratamento Com Taças Tibetanas

O trabalho terapêutico com taças tibetanas vai actuar no organismo humano, harmonizando-o energeticamente, desencadeando processos de cura dos planos espiritual, emocional, mental e físico. – As taças actuam despertando o próprio poder curativo do corpo. A harmonia das vibrações promove a descoberta e consciencialização da nossa interioridade, e conduz-nos a um bem-estar connosco próprios, com o meio ambiente e com o universo com o qual somos Um.


  


Principais Vantagens da Terapia com Taças Tibetanas:

•Alinhamento dos centros energéticos 
  •Melhor Capacidade para atingir um relaxamento profundo
  •Redução da ansiedade, do stress físico e emocional
  •Energização do corpo físico
 •Eliminação de bloqueios e dor física
 •Reforço do sistema imunológico
  •Aumento da criatividade, concentração, capacidade de acção e autoconfiança
  •Maior domínio sobre a resolução de problemas e preocupações
  •Sensação de bem estar
  •Purificação de ambiente: limpeza de espaços e cristais

A simples exposição ao som e vibração das taças tibetanas é só por si terapêutica. Porém este trabalho é largamente ampliado na massagem de som, em que as taças são colocadas directamente sobre o corpo humano, e o terapeuta actua no sentido de proporcionar um tratamento direccionado para os problemas específicos de cada pessoa.




Actividades que Desenvolvo com Taças Tibetanas

Sessões de Relaxamento com Taças Tibetanas
Concertos Meditativos
Workshops para Crianças
Workshops para Adultos
Yoga com Taças Tibetanas (sessões pontuais)
Meditação com Taças Tibetanas
Massagem de Som

\   

Sessões de Relaxamento com Taças Tibetanas

Uma viagem ao encontro da serenidade e paz interiores, em que é intensamente trabalhado o relaxamento físico com o propósito de uma libertação de tensões, memórias e padrões ao nível celular.

Nesta sessão as taças tibetanas vão acompanhar técnicas indução vocal de relaxamento (derivadas da técnica de Yoga Nidra).

Será trabalhada a relação entre o corpo, psique e emoções (bio-psicologia) numa abordagem de concentração nas diferentes partes do corpo para relaxá-las através da energia da intenção, libertando as células das informações energéticas aí aprisionadas.

Principais Benefícios da Sessão de Relaxamento:
\ Aprofunda a ligação ao corpo
\ Melhor compreensão e aceitação da nossa existência física
\ Trabalha a espiritualidade através do plano físico terresno
\ Melhora o enraízamento
\ Desbloqueia nós kármicos
\ Melhor Capacidade para atingir um relaxamento profundo
\ Alívio do stress físico e emocional
\ Sensação de prazer e bem estar
\ Serena o corpo e a mente
\ Aumenta a capacidade de desfrutar dos pequenos aspectos da vida quotidiana
\ Potencia a alegria de viver
\ Maior domínio sobre a resolução de problemas e preocupações



Concerto Meditativo com taças Tibetanas

Embalados pela vibração e som harmoniosos das taças tibetanas entramos numa profunda viagem interior, ao encontro do nosso centro e verdade interior, onde redescobrimos a unidade cósmica.
As taças tibetanas são instrumentos terapêuticos com características musicais únicas, conseguindo vibrar até 5 tons em simultâneo. Em concerto exploramos as suas propriedades musicais em jogos de sintonia, cadência e ritmo, fazendo-as acompanhar de muchungas (berimbau de boca), srutti-box e mantras, numa abordagem musico-terapêutica.
A vibração envolve-nos de uma infinita sensação de prazer e bem-estar...



Workshops Vivenciais

1. Para crianças
Recentes descobertas têm revelado que o impacto do som nos organismos vivos, é superior aquilo que alguma vez teríamos pensado, influenciando a sua saúde e bem-estar.
Têm sido feitas descobertas sobre a importância do som no desenvolvimento intelectual das crianças, e no seu comportamento social (podendo por exemplo utilizar-se o som para tratamento da chamada hiper-actividade). Assim, tem havido uma procura cada vez maior por actividades para crianças relacionadas com o som e a música.
Nos workshops para crianças vamos explorar as propriedades terapêuticas das taças tibetanas, através de jogos lúdicos e interactivos e dinâmica interpessoais, de acordo com um programa variável de sessão para sessão.

Benefícios
 das Taças Tibetanas no Trabalho com Crianças:

Favorecem a estabilidade emocional
Potenciam a calma e a serenidade
Facilitam a Concentração
Potenciam a Criatividade
Aperfeiçoamento da percepção auditiva
Promovem a Auto-confiança e a Auto-estima
Favorecem o sentimento de segurança




2. Para Adultos: Workshop de Transformação Vibracional


A música e o som assumem um importante papel na vida humana, relacionando-se de forma única com os nossos sentidos e emoções.           

Recentes descobertas têm revelado que o impacto do som nos organismos vivos, é superior aquilo que alguma vez teríamos pensado.  Cientificamente é já possível comprovar o impacto do som no crescimento das plantas. Têm sido muito faladas as experiências relativamente ao impacto do som em moléculas de água. Descobrimos ainda que existem inúmeros sons que não poderemos ouvir, como o som de uma rosa a desabrochar, ou o som dos planetas e das estrelas.
Depois de séculos em que foi atribuída à visão um papel preponderante na compreensão do mundo, percebemos hoje que existe uma quantidade de informação que não podemos percepcionar através do olhar... e lentamente vamos descobrindo outras formas de nos relacionarmos com a realidade envolvente. A importância actualmente dada ao som denota uma mudança de paradigma na compreensão do mundo: passamos de um paradigma YANG, de dominação pela razão a que corresponde o orgão dos olhos (de acordo com a medicina tradicional chinesa) para uma visão mais YING, de receptividade, conhecimento intuitivo a que corresponde o órgão dos ouvidos.
As novas descobertas científicas parecem dar razão ao conhecimento ancestral da tradição espiritual:  para a tradição judaico-cristã o mundo surge a partir do som - "No princípio era o verbo..." (início do Antigo Testamento da Bíblia, que corresponde à Torah judaica), os Hindus falam-nos do Om como o som primitivo a partir do qual tudo foi criado, afirmando que tudo é som (Nada Brahma), os Sofistas colocam a dinâmica do som como um dos principais veículos de cura e de acesso ao sagrado...

Actualmente vivemos na sociedade do constante ruído. O silêncio absoluto é desconhecido da maior parte de nós, e já nos habituamos a ignorar os inúmeros ruídos que nos cercam a todo o instante. Porém os níveis de poluição sonora, a que diariamente todos estamos sujeitos, afecta-nos desarmonizando-nos e produzindo agitação interna.

Neste workshop utilizaremos diferentes técnicas energéticas em consonância com o som das taças tibetanas.
Seremos conduzidos a um estado de calma interna que nos liberta dos níveis de toxicidade sonora que poluem o nosso organismo, purificando-o. As vibrações harmónicas vão penetrar em cada vez maior profundidade no nosso ser, ao longo de todo o dia,  harmonizando a nossa vibração interna  e promovendo uma autêntica transformação vibracional.

Reencontramos a paz interior.
                                                             
  Programa:
\ Limpeza da Energia do Nome com a Vibração
\ Como são Feitas as Taças Tibetanas: Manufacturação e Composição
\ O Impacto da Vibração no Organismo Humano
\ Meditação com Taças Tibetanas: Ao Encontro da Nossa Essência Vibracional
\ Limpeza e Energização dos Alimentos com a Vibração
\ Dinâmicas de Experimentação das Taças Tibetanas
\ A Vibração, Eu e o Outro: Harmonização em Grupo
\ Auto-Massagem com Taças Tibetanas
\ Relaxamento com Taças Tibetanas

  

Yoga com Taças Tibetanas

A minha verdadeira paixão pelas taças tibetanas surgiu numa aula de yoga, quando compreendi o potencial que a sua profunda vibração tinha para aprofundar de cada assana. Nesta aula as taças acompanhavam a aula em formato concerto.
Compreendendo que a vibração trabalhava no meu corpo em cada assana, permitindo-me uma maior interioridade e um aprofundamento do desbloqueamento energético possibilitado por cada postura, desejei logo utilizá-las de uma forma mais profunda na minha prática.
Comecei a aprender e desenvolver trabalho terapêutico com as taças de diferentes formas, dando vida a uma paixão crescente pela sua vibração e as novas potencialidades que descobria neste instrumento.
A percepção das suas potencialidades associadas ao Yoga manteve-se mais ou menos inexplorada até Janeiro do ano passado quando a vida me chamou a fazer um curso de formação de instrutores de Yoga na India.
Nesta aula procuro desenvolver uma prática interiorizada do Yoga, trabalhando com mantras, pranayama, mudras, bhandas e direccionando a vibração das taças de forma específica em cada assana para aprofundar os seus benefícios.

Ideal para quem já pratica Yoga, mas destinado a todos os que queiram participar.